Criaturas Apavorantes - Qual tira mais seu sono? - Vampiros (2)






Vampiros
Que perigos representam? 
São mortos que simplesmente se cansam do marasmo, levantam-se de suas tumbas e , assumindo formas como a de um morcego ou homem/mulher irresistível, mordem o pescoço de suas vítimas ou as matam estranguladas.
Qual a origem do mito?
Impossível definir - há registros de criaturas que adoravam se alimentar de sangue humano entre os povos hindus, eslavos, chineses, egípcios...
Como derrotar?
Da para se prevenir, afastando-os com uma cruz. Outra opção é utilizando seu ponto fraco, a sensibilidade ao alho. Agora, para derrotá-los de uma vez por todas, deve-se cravar uma estaca de carvalho branco em seu coração ou decapitá-los.

 Possíveis explicações: É possível que o desconhecimento de determinadas questões médicas na antiguidade tenha colaborado para que o mito dos vampiros se espalhassem cada vez mais. Enfermidades como a porfiria, que promove sangramentos no corpo, a raiva, que gera certas sensibilidades á luz do sol e a odores como o alho, e a catalepsia, que fazia com que as pessoas fossem enterradas vivas e tentassem violar seus caixões, reforçavam a crença vampiresca quando eram encontrados caixões entortados ou cadáveres com fortes sangramentos, por exemplo.

Fatos marcantes do mundo vampiresco

Drácula de Bram Stroker
incríveis 118 anos, e que foi o responsável por consolidar as características desses clássicos seres da noite: Caninos afiados, capa preta, sobrancelhas grossas, unhas longas e palidez. Inspirado na história do romeno Vlad 3º, combatente cristão terrível que empalava seus capturados nas guerras santas, Bram Stroker inseriu o vampirismo para tornar tudo ainda mais assustador.
Resultado de imagem para vampiros de john carpenter 1998

Caprichados - Além da majestosa adaptação de Drácula por Francis Ford Coppola em 1992, são incontáveis as produções de qualidade com essa temática, em especial na década de 90. Destacam-se VAMPIROS DE JOHN CARPERTES (1998) , em que um caçador quer impedir vampiros de capturarem um artefato poderoso que lhes  permitiria andar de dia, e Entrevista com o Vampiro (1994), inspirado na obra de Anne Rice, em que Louis (Brad Pitt) conta a sua saga para um jornalista.


Na tela da tevê no meio desse povo - O avanço de produções sobre vampiros através do último século alcançou até mesmo a mais brasileira das formas de ficção. Essas criaturas marcaram presença em  duas novelas da Rede Globo, Vamp (1991) e o Beijo do Vampiro (2002), ambas escritas por Antônio Calmon.

Resultado de imagem para 30 dias de noiteMais Recentes - O cinema continuou apresentando muita coisa no que diz respeito ás criaturas das trevas. Entre os mais elogiados filmes dos anos 2000 estão 30 dias de Noite (2007), em que um grupo planeja atacar uma cidade do Alasca que fica um mês sem sol, e a franquia Anjos da Noite, que ganhará um quinto filme em breve




Pops e do Bem - Por fim, a tendência recente é as de o Pop utilizar os vampiros numa perspectiva mais romântica e boazinha, como da família Cullen, dos quatro livros da série Crepúsculo. Além de arrebatar corações de milhões de adolescentes pelo mundo, a saga adaptada para o cinema, com Bella (Kristen Stewart) e Edward (Robert Pattinson),rendeu, com seus cinco filmes, mais de 3 bilhões de dólares.

0 comentários: