Nictofobia ( Medo do Escuro)

                    
Muitas crianças e adultos sofrem de medo da escuridão ou da noite. Várias terminologias não clínicas são usados ​​para descrever essa fobia, a saber: Nictofobia, Escotofobia, Ligofobia, bem como Acluofobia.
A palavra Nictofobia é derivada do grego ‘Nyctus’ significando noite ou escuridão e Phobos que significa profundo medo ou temor (fobia).


É comum criança ter medo do escuro irracionalmente; seu cérebro sugere as imagens terríveis de ‘o que poderia acontecer” uma vez que as luzes são desligadas. No entanto, também não é incomum ver adultos sofrendo de Acluofobia. Tal condição pode afetar grandemente o dia do sofredor, principalmente porque o indivíduo tende a estar deprimido, ansioso ou tenso o tempo todo. Sofre muitas vezes e se recusa a sair depois de escurecer, ou a dormir sozinho. Os familiares e entes queridos também podem sofrer indiretamente devido à sua Nictofobia.
Especialistas acreditam que Nictofobia geralmente se origina de uma experiência traumática no passado.
Uma criança pode ter sido deixada no escuro como um castigo. Irmãos e amigos também podem ser responsáveis por incutir o medo da escuridão.
Filmes, programas de TV e literatura que descrevem horror, sangue, fantasmas e outras atividades paranormais que normalmente ocorrem na ausência de luz do dia também são muitas vezes responsáveis ​​pela criação de um medo do escuro profundamente enraizado na mente de uma criança.
A violência doméstica, abuso sexual na infância (à noite por um pai ou cuidador), acidentes de carro e outros eventos devastadores ou traumáticos também podem deixar uma criança confusa, assustada e ansiosa. Adolescentes e crianças pequenas são conhecidos por reagir de forma muito diferente a esses eventos. Uma das respostas a tais incidentes poderiam ser um medo persistente de noite ou escuridão, como trauma de quando os eventos teriam ocorrido.
A maioria dos medos da infância são superados com o crescimento e amadurecimento. No entanto, em alguns casos, a acluofobia pode persistir na idade adulta. Essas pessoas tendem a manter recordações destes acontecimentos passados ​​que se associam com o escuro.

0 comentários: