Piranhas

A piranha é uma espécie de peixe de porte pequeno - médio que vivem em rios de água doce da América Latina (Como, por exemplo, o Rio Amazonas). São carnívoras, comem peixes menores, sapos... seres humanos.






As piranhas possuem uma má fama que data de séculos atrás. Quando a amazônia ainda era explorada. Dizem que elas podem comer um homem adulto vivo, ou devorar uma vaca em segundos (Originando, aí, a lenda do Boi de Piranha: As piranhas sobem o rio em alta velocidade e atacam o primeiro boi que atravessa o rio, dando passagem aos outros.). As lendas são mais relacionadas a piranha de barriga vermelha, que é a espécie mais “brava” e a maior do peixe.










As piranhas tornaram-se uma das espécies de peixe mais temidas do mundo. Graças à uma declaração dada pelo então presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que, apaixonado por explorações e aventuras, fez uma visita ao Brasil, onde ouvira a lenda de um pescador local, que chegou a enganá-lo mostrando que as piranhas devoravam vacas inteiras rapidamente (Na verdade ele - o pescador - prendeu várias piranhas em uma rede, deixando-as furiosas e famintas, soltando-as após lançar a carcaça de uma vaca no rio).




O presidente descreveu as piranhas em seu livro de 1914 “Através do Brasil Selvagem”:


"Elas são os peixes mais ferozes do mundo. Até mesmo os mais formidáveis peixes, os tubarões, ou as barracudas, geralmente atacam coisas menores que eles próprios. Mas as piranhas habitualmente atacam coisas muito maiores que elas. 
Elas vão arrancar um dedo fora de uma mão na água; mutilarão nadadores - em toda cidade ribeirinha no Paraguai existem homens que foram mutiliados; elas irão render e devorar vivos qualquer homem ou besta feridos;
sangue na água as excita até enlouquecerem. Elas irão rasgar galinhas selvagens feridas em pedaços; e morderão fora as caudas de peixes grandes enquanto crescem cansados de lutar contra anzóis. 

Mas a piranha é um peixe de corpo pequeno, com um rosto liso e com mandíbulas pesadas, projetadas, que se abrem totalmente com facilidade. Os dentes em forma de lâmina são como os de um tubarão, e os músculos da mandíbula possuem grande força. 
A pressão irracional leva os dentes através de carne e osso. A cabeça com seus pequenos açaimes, olhos malignos e penetrantes, e mandíbulas cruelmente armadas, é um símbolo da ferocidade do mal; e as ações do peixe combinam com sua aparência. 
Eu nunca testemunhei uma exibição tão impotente, a fúria selvagem foi apresentada pelas piranhas assim que elas surgiram no deque. [...] 

Elas são as pestes das águas, e é necessário ter extrema cautela quando se trata de nadar ou vadear onde elas são encontradas. Se o gado é levado, ou por vontade própria, entram na água, normalmente eles não são maltratados;
mas se “por sorte” alguma espécie anormalmente grande ou feroz desse peixe temível morder o animal - arrancando parte da orelha, ou quem sabe um naco da barriga de uma vaca - o sangue trará cada membro dessa multidão violenta que estiver por perto, e a não ser que o animal atacado possa escapar imediatamente da água, ele será devorado vivo."



Esse fato fez a fama das piranhas ganhar o mundo. Levando-as para livros e, claro, para o cinema!




Site viral do Filme PIRANHAS 3D: http://www.thewildwildgirls.com/

Apesar de várias das lendas sobre as piranhas já terem sido desmentidas (Piranhas não comem pessoas, gente, sosseguem!...E nem vacas inteiras, a não ser que o grupo seja ENORME), a fama desses peixes continua vagando o mundo. Há vídeos na internet que mostram a veracidade delas, bem como fotos dos dentes e da sua “cara de má”.








0 comentários: